Estratégia de Memorização de Atividades Ocupacionais

Amanda Moura – Terapeuta Ocupacional

CREFITO 3: 16595/TO

 

Quem nunca esqueceu a data de uma consulta ou senha do banco?

Acredito que todos em algum momento disseram “como estou ‘ruim’ da memória!”.

Afinal, quando ficamos “ruins” da memória?

Estudos neurocientíficos afirmam que começamos a baixar níveis de funções cognitivas a partir dos 30 anos de idade. Mas aos 30 anos estamos no nosso melhor desempenho cognitivo e por isso só vamos perceber essas perdas com o passar do tempo.

Quem começa a estimular a memória aos 30 anos?

Quando chegamos à fase idosa, aposentados, é o momento de relaxar e não se preocupar mais com o trabalho, é a hora dos filhos (as) assumirem as preocupações, é quando dizem “eles tem mais disposição, já fiz muito isso”. E nessa fase, comumente os idosos se tornam mais queixosos de sua memória.

Muita gente já não lê tanto, não pratica mais esporte, não se preocupa tanto com as contas, as compras, as responsabilidades. E é exatamente quando diminuímos as atividades ocupacionais, com a queda dos níveis de funções cognitivas e por diminuirmos nossos estímulos, começamos a perceber as “falhas” na memória e outras funções cognitivas.

E agora? O que devo fazer?

Você pode procurar um profissional capacitado que possa lhe orientar e/ou sugerir grupos de estimulação de memória.

Você pode também, começar em casa a utilizar algumas estratégias que irão lhe auxiliar a lembrar de coisas importantes, é sobre elas que venho conversar com vocês.

COMO MEMORIZAR SENHAS NUMÉRICAS

Não sei se você já percebeu, os números do caixa eletrônico e outros dispositivos são acompanhados de letras. Veja na foto abaixo:

teclado

Para não anotar sua senha em um papel e colocar em risco sua segurança, tente formar uma frase ou palavra para ajudar a memorizar, por exemplo:

SENHA: 262632 PALAVRA: AMANDA (OLHE NO TECLADO E VEJA QUE AS LETRAS CORRESPONDEM AOS NUMEROS).

OU

SENHA: 3826 FRASE: Deus Te Ama Muito (PERCEBA QUE AS LETRAS INICIAIS DE CADA PALAVRAS CORRESPONDEM AOS NUMEROS).

FAÇA A SUA!!!

ESTRATÉGIAS PARA NÃO ESQUECER COMPROMISSOS IMPORTANTES.

Para ajudar a lembrar de compromissos, eu sugiro utilizar um calendário semanal em um local que você utiliza muito como, por exemplo, a porta da geladeira, a porta do seu guarda roupa, a janela do seu quarto, etc. E destacar com post-it ou escrever mesmo no próprio calendário.

Se você preferir, pode usar um quadro branco com caneta piloto e desenhar uma tabela com os dias da semana atualizando somente as datas.

Convido vocês a testarem essas dicas que vem mostrando resultado com idosos atendidos pela Terapia Ocupacional e depois nos conte nos comentários o que você achou.

OBRIGADA E ATÉ A PRÓXIMA,

Gostou? CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *