O estagiário de Psicologia no Centro-dia para idosos

Estagiárias de Psicologia

Beatriz Leite, Sophia Porto e Priscila Leite

Durante o ano de 2016, o Centro-dia do Idoso Angels4U contou com a participação de duas alunas do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) para a realização de estágio curricular supervisionado. O estágio tem uma função importante na formação profissional e na preparação para o exercício da profissão de psicólogo, e o trabalho realizado junto ao serviço de Psicologia do Centro-dia visou a fornecer às estagiárias subsídios para o desenvolvimento de habilidades e competências que as capacitem para:

  • Identificar e desenvolver procedimentos de intervenção adequados aos idosos, assegurando sua participação ativa, a promoção da saúde e do bem estar psicológico;
  • Planejar e realizar ações de cuidado e apoio para os idosos e seus familiares;
  • Evidenciar o idoso como foco central de seu processo adaptativo, refletindo sobre as formas de envelhecer e seus aspectos psicológicos, físicos e socioculturais;
  • Atuar em equipe multiprofissional.

De modo geral, as atividades desenvolvidas pela equipe de Psicologia com o grupo de idosos visaram à estimulação cognitiva, sócio-afetiva e psicomotora, tendo como enfoque as necessidades e demandas de cada sujeito, tais como o resgate de memórias, a comunicação verbal, a socialização e a exploração de sentimentos no momento presente.

No trabalho com os idosos, existem fatores muito importantes a serem considerados, entre eles estão as limitações de cada um, bem como as potencialidades. A participação das estagiárias de psicologia no planejamento e execução das atividades do Centro-dia enriqueceu as propostas e aumentou a abrangência das demandas individuais de cada idoso. Isso significa que, com mais profissionais preparados para uma escuta clínica e uma prática específica da Psicologia, foi possível propiciar um trabalho individualizado, ao mesmo tempo em que existia o manejo do grupo de idosos.

 Partindo do pressuposto de que o trabalho em conjunto com as estagiárias promoveu um enriquecimento da escuta clínica individual e grupal, tornou-se viável um planejamento das atividades de modo a abarcar não só as demandas psicológicas grupais, mas também as vivências e memórias individuais de cada um. Utilizamos como exemplo a atividade realizada na semana do Dia das Bruxas (31 de outubro), em que foi proposto pensar sobre os medos e colocá-los numa teia de aranha, ilustrada em uma imagem. A atividade dava a oportunidade de os idosos pensarem sobre questões muitas vezes deixadas de lado, oferecendo um lugar para elas, sendo este lugar a teia de aranha.

 Neste sentido, o trabalho em rede entre psicóloga, estagiárias de psicologia e a equipe do Centro-dia propôs mudanças importantes na dinâmica das atividades e abriu para a possibilidade de novas construções diante da vivência individual de cada idoso e diante da vivência grupal. Além disso, a atuação prática das estagiárias na área de Psicogerontologia trouxe contribuições significativas para sua formação profissional, pois demonstraram uma postura ética, crítica, criativa e assertiva, promovendo o cuidado, a valorização da subjetividade do idoso e assegurando seu direito a um envelhecer com dignidade.

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