Equilibrando habilidades com games

Ana Lucia Nakamura

Instrutora de Tecnologia Assistida

Entre as atividades propostas com os Games, a plataforma de equilíbrio (“Balance Board”) é uma das mais empolgantes atividades entre os idosos do centro-dia Angels4u. A plataforma de equilíbrio é um equipamento da Nintendo, e por aqui utiliza-se com o game Wii Fit.

Há várias opções de mini-jogos, porém o preferido dos idosos atendidos é o “Table Tilt” – que tem por objetivo manter o equilíbrio na plataforma, guiando bolinhas até um ou mais buracos. E se a tarefa lhe parece fácil, saiba que não é tão simples. O nível de desafio aumenta com o progresso entre as fases do jogo, e aí surgem várias bolinhas, as quais você deve manter na “mesa”. Para tanto, é preciso equilibrar-se, não somente dividindo o peso entre direita e esquerda mas também para frente e para trás quando necessário; a atenção também é dividida entre a estratégia – para atingir o objetivo, as bolinhas que quase caem e o equilíbrio do corpo.  Ao mesmo tempo que seu cérebro precisa comandar tudo isso (fazer o corpo obedecer), é preciso organizar todos os comandos em um tempo determinado, assim, além de equilibrar, planejar a melhor estratégia para ganhar, ainda é preciso fazê-lo a tempo, para progredir no jogo.

Entenda melhor assistindo este vídeo: https://www.instagram.com/p/BKoeBjkB_Rr/

Todas essas habilidades juntas, fazem nosso cérebro trabalhar mais e nos coloca em um estado de imersão, sem tempo de pensar em outros assuntos, preocupações, dores, compromissos. E assim, com essa mudança de foco dos pensamentos, novos estímulos são percebidos e trabalhados. Além disso, o jogo é divertido e os idosos se envolvem, atentos ao próprio desempenho e dos demais participantes, sempre tentando encaixar mais uma bolinha para fazer mais pontos.

Bons jogos nos colocam em imersão, com eles vamos à uma realidade diferente. Os jogadores (idosos ou não) percebem que podem aprender, que são capazes, que tem autonomia, ao escolher se querem jogar, se querem tentar ou não mais uma vez, são ainda desafiados, porque, como no jogo (e na vida real), fica o questionamento: o quanto seremos capazes se tentarmos mais uma vez aquela tarefa que ontem pareceu difícil? Perdem? Ganham? Perdemos e ganhamos o tempo todo, e é esse o jogo, seja ele qual for. Fato é que aprendemos no processo, independente do resultado “final”.

Idosos e idosas do centro-dia Angels4U aprenderam a jogar o “jogo das bolinhas” como eles dizem, e é sempre gratificante vê-los tentando, desenvolvendo novas estratégias, evoluindo e claro – divertindo-se, pois não há bom jogo sem diversão, e como se divertem! Bastam as imagens (Sr. Francisco, Sra. Lúcia e Sra Yoshiko) para verificar a diversão dos idosos, que desenvolvem e demonstram suas habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais.

angels4u-plataforma-table-tilt-wii-francisco angels4u-plataforma-table-tilt-wii-lucia angels4u-plataforma-table-tilt-wii-yoshiko (1)

 

É possível verificar nas fotos, a acessibilidade do Wii, o uso da plataforma de equilíbrio tem sido uma boa experiência nos Centros-dias, mesmo com os jogadores que não podem ficar em pé sozinhos, ou com os que ficam em pé com dificuldade (nesta hora, um andador é fundamental para dar segurança ao jogador). Alguns jogadores do centro-dia jogam sentados e conseguem os mesmos benefícios dos demais, sem contar que eles podem ser incluídos na atividade e sentem-se felizes, com adaptações e incentivo, a atividade torna-se possível.

 

 

Gostou? CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *