Games: devo jogar?

Ana Nakamura

[email protected]

Certamente jogar por dever não é boa ideia, “dá jogo ruim” aliás. Por definição, um jogo deve acontecer por livre vontade do possível jogador, ou no caso, do idoso convidado. Os games de fato contribuem para melhorar nossa memória, desenvolver nossas capacidades de resolver problemas, nos colocar em uma outra realidade (ainda que temporária) – nos transportando para longe de preocupações e pequenos incômodos físicos ou emocionais, permitem ainda melhorar a coordenação motora e outras habilidades cognitivas e sociais. Mas nem sempre há jogo, e não há problemas nesta situação, quando o convidado quer apenas descansar, acompanhar os demais ou fazer algo que por vezes também queremos: “fazer nada”, em dado momento.

Respeita-se e então quando há a oportunidade, conta-se a razão da atividade de jogar ou faz-se novamente um convite para um jogo que nem parece ter alguma função, com um objetivo que aparenta ser apenas lúdico. Há uma variedade destes jogos disponíveis que são utilizados no centro-dia para idosos, e 3 aplicativos são sugeridos desta vez, preferencialmente para uso em tablets para melhor aproveitamento da acessibilidade deste tipo de dispositivo:

  • MahJong Epic – é o game preferido e mais solicitado pelos idosos no centro-dia. Mesmo os idosos com a memória mais comprometida, ao iniciar o tabuleiro, logo lembram-se como devem jogar. Entre as habilidades trabalhadas neste jogo estão as habilidades visuoespaciais ¹ como a busca visual planejada, que acontece quando se faz um rastreio em uma área definida e uma avaliação de figuras com rapidez e eficiência, trabalha-se também a memória visual de curto prazo, utilizada para o reconhecimento das imagens observadas em momento anterior. No mesmo jogo, a lógica também é utilizada na comparação das peças rastreadas, sendo possível explorar mais aspectos da memória e linguagem se for proposto que o jogador diga o nome das imagens, ou caso não saiba, pode dizer a cor ou forma.

Jogo Mahjong Epic                                                             Fonte: Google Play  Store

  • Jigty – um aplicativo de quebra-cabeças de imagens. Há uma série de imagens disponíveis com configurações do número de peças e rotação, porém a opção mais interessante é utilizar as fotos de sua galeria pessoal. Além da habilidade visuoconstrutiva (capacidade de construir uma imagem com ou sem um modelo), é possível tentar nomear as pessoas da foto, de reconhecer-se nas fotos, e ainda situar o jogador no tempo ou evento em que a foto foi registrada, incentivando assim a memória do jogador. Observar a organização do jogador enquanto monta a imagem é importante, para verificar sua lógica e caso ela inexista, pensar quais seriam então as alternativas para que o jogador volte a se organizar neste tipo de raciocínio.

Tela do Jogo Jigty           Fonte: Google Play Store

  • Classic Labyrinth 3D Maze – Um jogo de labirintos com níveis graduais de dificuldade, para conduzir uma bolinha a partir do movimento do próprio tablet, inclinando-o. A informação que captamos com nossos olhos é a base para então fazermos o movimento das mãos necessário para atingir os objetivos deste jogo, trata-se de uma habilidade cognitiva complexa, já que precisamos das nossas capacidades visuais e motoras. São as mesmas habilidades que precisamos para uma tarefa comum, como inserir uma chave na fechadura, um cartão em um leitor, na prática de esportes ² etc.

Tela do Jogo Classic Labyrinth 3D Maze     Fonte: Google Play Store

A explicação da função do jogo é um incentivo para a sua prática. Muitos idosos, a partir deste conhecimento passam a jogar imediatamente, desafiando-se, e persistindo a cada partida, e descobrem que, independente de pontuações, na verdade estão sempre ganhando mais habilidades. Alguns idosos demoram mais tempo a jogar, e há os que não vão jogar também por tempo indeterminado, pois preferem outro tipo de atividade – o que é absolutamente natural – há também a crença de que não podem parar para “brincar”, especialmente na idade que se encontram.

Entretanto, convidar um idoso para um jogo é sempre uma oportunidade de conversar, escutar, trocar conhecimentos, e reviver. Fica a sugestão para que o leitor convide um idoso, familiar ou não, para jogar, além de divertir-se, pode ser um bom momento para ambos, que vão ganhar pontos de bônus nas habilidades sociais, emocionais e cognitivas.

[1]Domínios Cognitivos – Habilidades visuoespaciais: conceitos e instrumentos de avaliação

http://www.sbnpbrasil.com.br/boletins_39_145_2015_0

[2]Coordenação olho mão –  https://www.cognifit.com/br/habilidade-cognitiva/coordenacao-olho-mao

Links dos jogos sugeridos

Mahjong Epic

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.kristanix.android.mahjongsolitaireepic

 Jigty

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.outfit7.jigtyfree

 Classic Labyrinth 3D Maze https://play.google.com/store/apps/details?id=de.pictofun.labyrinthone

 

Gostou? CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *