Exercícios resistidos na terceira idade pode? Não só pode como deve!

Mayara Rodrigues C. Fabris

Fisioterapeuta

Atualmente é muito comum vermos nos jornais e televisões o tema Vida saudável. Além de um alimentação adequada, um fator bem importante para a saúde é a prática de exercícios físicos regulares. Alguns autores definem atividade física como: qualquer contração muscular que gere um gasto de energia maior do que quando estamos em repouso.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) indivíduos maiores de 64 anos devem praticar 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana, ou seja, 30 minutos 5 vezes por semana ou ainda 50 minutos 3 vezes por semana. A inclusão de exercícios resistidos, que são aqueles realizados com pesos (como por exemplo a musculação), garantem uma melhora na saúde global (física, mental, emocional e social) e ainda a manutenção por mais tempo da funcionalidade, pois objetivam o ganho de força dos seus praticantes. Em estudos realizados com pessoas de 60, 70 e 80 anos mostraram melhoras físicas muito significativas após um programa de exercícios resistidos, ficando claro que não importa a idade pode-se ganhar massa muscular.

 

Atividade com a fisioterapeuta

O aumento da massa muscular através de um treino de força resulta em uma diminuição da gordura no organismo, auxiliando assim na perda de peso. Além disso, muito outros benefícios podem ser observados em indivíduos que realizam exercícios resistidos tais como: a manutenção de força; trabalho adequado do metabolismo do corpo; aumento do tecido ósseo (prevenção da Osteoporose); prevenção e auxilio no tratamento de doenças como Diabetes Melitus tipo II, Colesterol alto e Hipertensão; e ainda na prevenção de dores articulares e até mesmo nas melhoras das mesmas.

Para tanto antes de começar um programa de exercícios resistidos é necessário falar com o seu médico de confiança e ainda contar com supervisão de profissionais qualificados para indicar o melhor tipo de exercícios, a quantidade de peso e número de repetições adequadas para cada indivíduo, evitando assim complicações consequentes dos exercícios.

 

Referências Bibliográficas

Mastrandea L; Sobrinho Santarém JM; Exercícios Terapêuticos: Fortalecimento Muscular no Tratamento de Idosos. In: Perracini MR; Fló CM. Funcionalidade e Envelhecimento. 1ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

 

Westcott W; Baechle T. Treinamento de Força para a Terceira Idade.1ed, Barueri: Manole, 2001.

Disponível em: <http://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_olderadults/en/>. Acesso em: Set. 2017.

 

 

Gostou? CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *