O trabalho do Lian Gong com idosos

 

Edmar Torres

Atividade Lian Gong

Atividade Lian Gong

A prática de Lian Gong foi criada em 1974 em Xangai, pelo médico ortopedista e traumatologista Zhuang Yuen Ming. No Brasil teve início em 1987, por meio da professora de Filosofia e de Artes Corporais Chinesas Maria Lúcia Lee. A palavra Lian Gong origina-se: “Lian” treinar e “Gong” trabalho persistente. Deste modo, Lian Gong consiste no trabalho persistente e exercitar o corpo.

Atualmente, no Brasil e no mundo, tem elevado o número de idosos, devido à redução da taxa de natalidade e da morbidez e da mortalidade.

De acordo com o Estatuto do Idoso, é dever do Estado garantir aos idosos a proteção à vida e à saúde através da realização de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde – SUS, aprovada pela Portaria nº 971 de 3 de maior de 2006 e, no município de São Paulo pela lei nº 14682 e 30/01/2008, considera o Lian Gong como uma das práticas integrativas da Medicina Tradicional Chinesa. Essa prática é uma ginástica terapêutica simples, de fácil aprendizado e execução por meio de movimentos lentos, contínuos, equilibrados e naturais.

O conceito de qualidade de vida na faixa etária idosa pode estar relacionado aos relacionamentos interpessoais: equilíbrio emocional, boa saúde, hábitos saudáveis, lazer, bens materiais e valores pessoais.

As pessoas mais saudáveis e mais otimistas possuem qualidade de se adaptarem às transformações ocasionadas pelo envelhecimento.

Na terceira idade, a prática do Lian Gong em 18 terapias auxilia a recuperar o estado fisiológico do corpo fortalecendo os membros e as funções dos órgãos e retardando o envelhecimento.

 A prática do Lian Gong fortalece o corpo físico, músculo, tendões e ossos com intuito de torná-lo saudável. É composta de 54 exercícios dividido em 3 partes. A primeira parte tem como função prevenir e tratar as dores do pescoço, ombros, das costas, região lombas e membros inferiores; a segunda destaca as articulações, os tendões e as disfunções dos órgãos internos; a última parte age nos distúrbios das vias respiratórias e cardiovasculares.

Essa ginástica é considerada terapêutica por proporcionar vários benefícios a quem a pratica, principalmente tratar e prevenir síndromes doloridas no pescoço, ombros, costas, região lombar e glúteo, melhorar a resistência física e imunológica, alongas os músculos, melhorar a mobilidade da coluna e corrigir os desvios. Os efeitos se estendem à saúde em geral, tratando e prevenindo, por exemplo, hipertensão, diabetes, osteoporose, estresse, fadiga, insônia, depressão e ansiedade.

Como qualquer prática corporal, deverão seguir sempre as orientações do instrutor e as recomendações de seu médico.

A atividade física regular na terceira idade proporciona vários benefícios a nível antropométrico, neuromuscular, metabólico e psicológico, o que auxilia na prevenção e tratamento das doenças crônicas nessa faixa etária, contribuindo para a qualidade de vida e independência.

 

Referências Bibliográficas

Lian Gong Brasil. Disponível em: <http://www.liangongbrasil.com.br/> . Acesso em: 14 Jul. 2016.

PEREIRA, A.N. Lian Gong na Terceira Idade. 2014. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/felipegaldianoR/lian-gong-e-a-terceira-idade>. Acesso em: 14 Jul. 2016.

Gostou? CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *