Contribuições da Fonoaudiologia para o bem estar do idoso

Caroline Somera Marrafon

CRFa 16868

A Fonoaudiologia é uma ciência que se iniciou por volta dos anos 30 vinculada a problemas de aprendizagem e se expandiu ao longo dos anos em diversas áreas de atuação e públicos.

Na área de Gerontologia, especialidade que estuda o envelhecimento, o fonoaudiólogo está inserido junto a outros profissionais da saúde (atuação multidisciplinar) no cuidado ao idoso. Sua área de atuação abrange promoção da saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação dos distúrbios relacionados à audição, ao equilíbrio, à fala, à linguagem, à deglutição, à motricidade orofacial e à voz nessa população.

Na velhice é comum surgir algumas alterações nas quais o Fonoaudiólogo tem importante papel no tratamento, sendo elas:

fonoaudiologia01

A fonoaudióloga Caroline em ação

Presbiofonia: envelhecimento da voz

Embora o processo de envelhecimento seja progressivo e inevitável, existem grandes diferenças entre indivíduos na forma e extensão com que as alterações ocorrem. Diversas pesquisas demonstram que pessoas com a mesma idade cronológica exibem diferentes níveis de performance cognitiva, sensorial, motora e qualidade vocal, que dificulta a identificação da idade pelos ouvintes.

Considera-se o período de máxima eficiência vocal dos 25 aos 40 anos, sendo que a partir dessa idade ocorre uma série de alterações estruturais na laringe. O início do envelhecimento vocal, seu desenvolvimento e seu grau de deficiência  dependem de cada indivíduo, de sua saúde física e psicológica, história de vida, além de fatores constitucionais, raciais, hereditários, alimentares, sociais e ambientais, incluindo aspectos de estilo de vida e atividades físicas. Desta forma é possível a modificação do curso dessas alterações por meio de exercícios, boa nutrição e estilo de vida saudável. Para alguns idosos  as alterações na voz podem ser sutis ou mesmo não ocorrer.

Alterações respiratórias, tensões musculares, problemas de postura, podem gerar o mau uso dos mecanismos do aparelho vocal impedindo uma voz natural.

Presbiacusia – envelhecimento do aparelho auditivo: É uma das perdas que mais prejudica a capacidade de comunicação. A exposição a ruídos, estresse, uso de certos medicamentos e deficiências alimentares são alguns fatores que contribuem para a ocorrência da perda auditiva.

Disfagia – dificuldade em engolir.

Distúrbios da motricidade oral: São alterações estruturais e/ou funcionais que podem afetar diretamente a fala e outras funções, como mastigação e a deglutição. Essas alterações nos idosos são potencializadas pela ausência de dentes, problemas periodentais, atrofia dos músculos mastigatórios e próteses mal ajustadas.

A atuação fonoaudiológica no Centro-dia, envolve avaliações e terapias em grupo ou individuais nas áreas de linguagem, voz, deglutição e motricidade orofacial, visando uma melhor comunicação, cognição e saúde.

Referências

 

Gostou? CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *