Gripe H1N1 – Um alerta

A gripe H1N1 é uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. A transmissão e os sintomas são bem parecidos com a gripe comum, a transmissão acontece através de secreções respiratórias, como gotículas de saliva, tosse ou espirro e os sintomas são bem parecidos com a gripe comum. Os sintomas são febre alta, tosse, dor de cabeça e muscular, dor de garganta, falta de ar, congestão nasal, coriza, diarreia, náuseas e vômitos.

No Brasil o período crítico vai de maio a agosto, o atual surto que acomete São Paulo e outros estados é inédito. Não há registro anterior de um aumento tão significativo de casos entre fevereiro e março, ou seja, em pleno verão. Conforme dados do Ministério da Saúde foram registrados 2.375 casos por influenza A (H1N1), sendo 470 óbitos, com registro de um caso importado (o vírus foi contraído em outro país). Os dados constam no Boletim Epidemiológico de Influenza do Ministério da Saúde.

A Região Sudeste concentra o maior número de casos (1.381) influenza A H1N1, sendo 1.209 no estado de São Paulo. Outros estados que registraram casos neste ano foram Rio Grande do Sul (198); Paraná (165); Goiás (153); Santa Catarina (102); Pará (101); Rio de Janeiro (70); Bahia (67); Distrito Federal (63); Minas Gerais (52); Paraíba (12); Alagoas (12); Rio Grande do Norte (11); Mato Grosso (7); Amapá (2); Rondônia (1); Roraima (1); Maranhão (1); Piauí (1) e Sergipe (1).

Com relação ao número de óbitos, São Paulo registrou 223, seguido por Rio Grande do Sul (39); Goiás (26); Paraná (24); Rio de Janeiro (23); Santa Catarina (21); Pará (16); Bahia (15); Minas Gerais (14); Espírito Santo (14); Pernambuco (10); Mato Grosso do Sul (9); Paraíba (8); Ceará(6); Distrito Federal (6); Rio Grande do Norte (5); Mato Grosso (4); Alagoas (2); Amapá (2) e Maranhão (1). O cenário preocupante obrigou o governo do estado e a prefeitura a adotar medidas emergenciais como a antecipação da campanha de vacinação.

Como podemos prevenir:

  • Evite manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada
  • Lave sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca
  • Leve sempre um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas
  • Mantenha hábitos saudáveis. Alimente-se bem e coma bastante verduras e frutas. Beba bastante água
  • Não compartilhe utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros
  • Evite frequentar locais fechados ou com muitas pessoas
  • Verifique com um médico se há necessidade de tomar a vacina que já está disponível contra a gripe H1N1.

A vacinação normalmente é oferecida na rede pública para pessoas dentro dos grupos de risco, ou seja:

  • Crianças entre 6 meses e 5 anos
  • Idosos acima de 60 anos
  • Gestantes
  • Portadores de doenças crônicas.

No Centro-dia Angels4U os idosos foram vacinados nos dias 14 de abril e 05 de maio de 2016, conseguimos atingir 100% dos idosos atendidos no Centro-dia.

Vacinação contra gripe H1N1 na Angels4u

Vacinação contra gripe H1N1 na Angels4u

Fontes:

Gostou? CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *