A importância do Cálcio e das Fibras na alimentação do idoso

Cila Omine -Nutricionista da Empresa Nutrico

                             CRN3 5440

Equipe da Empresa Nutrico

No dia 25/04, a Nutrico realizou uma Oficina de Culinária com a receita de Vitamina de frutas com aveia, abordamos a importância de consumir alimentos ricos em Cálcio como leite e iogurtes e as frutas e aveia que são fontes de fibras.

Oficina de Culinária

As Fibras devem fazer parte da alimentação do dia-a-dia dos idosos, nessa fase da vida, os idosos caminham menos, ingerem menos água por isso tendem a apresentar constipação intestinal.

As doses diárias recomendadas para mulheres idosas são de 21g/dia e para os homens, 30g/dia.

Em meia xícara de feijão cozido, encontramos 6g de fibras insolúveis, a maioria dos vegetais fornecem em média 2g de fibras nessa mesma medida e no farelo de trigo encontramos até 11g.

O Cálcio é um mineral  importante e abundante no nosso organismo, seu consumo  deve ser feito ao longo da vida pois a partir dos 35 anos a perda deste elemento é inevitável.

Muitas pessoas têm conhecimento sobre a Osteoporose, doença nos ossos que atinge 10 milhões de brasileiros, especialmente mulheres após a menopausa,  apesar disso  não consomem alimentos ricos em Cálcio em quantidade suficiente.

O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 1000 mg de Calcio por dia para um adulto e 1200 mg/ dia para mulheres a partir dos 50 anos (4 copos de leite/dia) e 1200mg para homens a partir dos 70 anos.

São fontes de Cálcio, leite e seus derivados, vegetais de cor verde escura, peixes como sardinha.

Gostou? CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *