Atividades

As atividades do Centro-dia seguem uma metodologia elaborada por uma equipe especializada no atendimento gerontológico, de forma a promover e estimular a interação social do idoso sempre respeitando suas particularidades e seus gostos próprios. Confira nosso Horário de Atividades.

Artesanato: o artesanato ajuda a manter a mente mais ativa, exercita o cérebro e, consequentemente,preserva a memória. Estimulando a criatividade fazendo com que o idoso exponha suas ideias e aptidões.Os trabalhos realizados manualmente aumentam a percepção, a atenção, e a linguagem, isso porque as terminações nervosas localizadas nas pontas dos dedos estão ligadas às diversas partes do corpo. O artesanato, quando praticada em grupos, estimula a interação social, evitando que os idosos sintam-se sozinhos ou entediados.

Artesanato para idosos

Artesanato

Atendimento de Enfermagem: Tem por objetivo o exercício do papel assistencial, educativo e administrativo, por meio das seguintes atividades: avaliar o idoso e determinar ações que possam atendê-lo integralmente às necessidades expressas e não expressas, tentando manter e estimular a sua autonomia e independência.

Atendimento do Serviço Social: Tem como objetivo acompanhar os idosos e familiares, no que se refere ao acolhimento institucional; orientações previdenciárias e recursos disponíveis na comunidade.

Atendimento Fisioterapêutico: Promover a manutenção e reabilitação da capacidade funcional; readequar padrões neurológicos; manter ou ganhar força muscular e resistência; melhorar amplitude de movimento e flexibilidade; proporcionar relaxamento muscular; melhorar ou manter capacidade cardiorrespiratória.

Atendimento Fonoaudiológico: Tem por objetivo analisar às modificações e às perdas do corpo biológico que envelhece e propor intervenções nas suas diversas especialidades. Dentre elas, destacam-se as áreas de linguagem, voz, motricidade orofacial e disfagia desde a promoção e prevenção ao diagnóstico, avaliação e terapia.

Atendimento Psicológico: Promover acolhimento, cuidados especializados e integração social e familiar, através de oficinas de psicogerontologia e grupos sócio-terapêuticos que possibilitem o aflorar de reminiscências, de emoções, sentimento de pertencimento e autoeficácia, melhorando o senso de bem-estar subjetivo e contribuindo para maior desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo dos idosos.

Dança Sênior: Possibilidade terapêutica na melhora da qualidade de vida dos idosos, principalmente no aspecto emocional e físico e na saúde mental. A junção de música, movimento e convívio social desperta o sentimento de bem estar e de equilíbrio emocional, reestimulando o prazer na realização dos afazeres diários. Essa atividade também melhora a percepção de si e das potencialidades de cada um, tornando-o indivíduo mais capaz, mais ativo e interessado nas tarefas do cotidiano.

Educação física: Tem como objetivos desenvolver ações de prevenção, proteção e recuperação da saúde, proporcionando uma vida mais saudável, por meio de exercícios físicos (ginástica, jogos) que resultam em:

  • Fortalecimento muscular;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Manutenção e melhora das capacidades físicas (ex: equilíbrio, coordenação, etc);
  • Controlar o stress e a ansiedade;
  • Melhora da postura;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Prevenção de quedas.

Lian Gong: Ginástica terapêutica, baseada na medicina chinesa para prevenir e tratar dores no corpo, problemas osteosmusculares, articulações. Tem como objetivo: Auxiliar na circulação sanguínea; dissolver aderências e inflamações dos tendões; restaura a movimentação natural, melhorando a resistência e a vitalidade do organismo, promover o fortalecimento dos músculos, ossos, e tendões e melhorar da autoestima. O exercício tem indicação, principalmente, em casos de artrite, artrose, hérnia de disco, dores musculares, insônia, diabetes, hipertensão, depressão, ansiedade, entre outros, patologias essas, que acometem principalmente os idosos.

Musicoterapia: Estimular e desenvolver a criatividade e musicalidade no idoso; desenvolver a integração grupal; desenvolver um melhor controle respiratório e vocal; promover momentos de alegria e prazer; mostrar as diversas manifestações culturais relacionadas a música; trabalhar aspectos cognitivos (atenção, concentração, diferenciação auditiva e visual, memória recente e memória de longo prazo); e promover o conhecimento e controle corporal (orientação espacial, temporal, lateralidade, coordenação motora, postura corporal, controle vocal e controle respiratório).

Tecnologia Assistida: Contribuir nas condições física, cognitivas e emocionais, por meio do acesso aos recursos tecnológicos disponíveis, em especial aqueles que permitem movimentação física (Nintendo wii e xbox/kinect) proporcionando melhora da concentração, memória e diminuição nos altos níveis de ansiedade. Nessa atividade o idoso tem acessibilidade a outras formas de interação virtual, tais como: uso do Tablet e Smartphone.

Tecnologia Assistida

Tecnologia Assistida

Terapia Ocupacional: Contribui na estimulação de aspectos cognitivos (memória, atenção/concentração, entre outros.), físicos (coordenação motora fina e global, equilíbrio, entre outros) que proporcione ao idoso a maior independência e autonomia e participação ativa nas atividades básicas de vida diária (comer, vestir-se, mobilidade, entre outros).

jogos-recreativos

Atividades Especiais

Horário de Atividades

segunda-feira terça-feira quarta-feira quinta-feira sexta-feira
7h00 acolhida acolhida acolhida acolhida acolhida
8h00 café da manhã café da manhã café da manhã café da manhã café da manhã
9h00 leitura/tv/caminhada leitura/tv/caminhada leitura/tv/caminhada leitura/tv/caminhada leitura/tv/caminhada
10h00 Fisioterapia Artesanato Musicoterapia Tecnologia Assistida Fonoaudiologia
11h00 Fisioterapia Artesanato Musicoterapia Tecnologia Assistida Fonoaudiologia
12h00 almoço almoço almoço almoço almoço
13h00 descanso/tv descanso/tv descanso/tv descanso/tv descanso/tv
14h00 Lian Gong Dança Senior Atividade Física Terapia Ocupacional Psicologia
15h00 Lian Gong Dança Senior Atividade Física Terapia Ocupacional Psicologia
16h00 café da tarde café da tarde café da tarde café da tarde café da tarde
17h00 descanso/leitura/tv descanso/leitura/tv descanso/leitura/tv descanso/leitura/tv descanso/leitura/tv
18h00 jantar jantar jantar jantar jantar
19h00 saída saída saída saída saída

 

Explore nosso Centro-dia

Centro-dia

Alimentação

Alimentação

Gostou? CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedIn

Um Comentário para: “Atividades

  1. Pingback: Centro Dia para Idosos | ANGELS4U

Os comentários estão fechados.