6 MANEIRAS DE OFERECER ALIMENTOS PARA IDOSOS SEM APETITE

fazer com que idosos que não têm apetite para comer seja um desafio.
Existem muitas razões pelas quais alguns idosos perdem o apetite ou se recusam a comer .
Mas isso não muda o fato de que você está preocupado com eles e está fazendo o melhor para dar-lhes a nutrição de que precisam.
Às vezes, mudanças simples podem fazer uma grande diferença. Compartilhamos 6 sugestões para encorajar idosos que perderam o apetite para comer.
Ao tentar essas idEias, seja paciente, seja criativo, continue experimentando e faça o possível para não desanimar.

Em primeiro lugar, exclua problemas de saúde graves
A primeira e mais importante coisa a fazer é descartar problemas de saúde graves, efeitos colaterais de medicamentos ou problemas dentários como a causa da perda de apetite.
Se esses problemas não estão causando perda de apetite, sua melhor aposta é experimentar diferentes maneiras de fazer seu adulto mais velho comer.

1. Tenha uma programação regular de refeições e lanches
Ter uma rotina diária regular e servir comida aproximadamente nos mesmos horários todos os dias ajuda seu corpo a estar pronto para comer nesses horários.
Não confie na capacidade do seu adulto de sentir a fome (ela diminui com a idade) antes de dar-lhes comida.

2. Sirva porções menores de alimentos ricos em nutrientes.
Algumas pessoas podem se sentir oprimidas se virem uma grande quantidade de comida na frente delas. Em vez de um prato grande, sirva porções menores.
Ou você pode tentar mudar para uma rotina diária em que seu adulto mais velho coma 5 refeições pequenas em vez de 3 refeições maiores.
Aumente as calorias saudáveis ​​nessas porções menores, adicionando:
Abacate
Carne bem picada, queijo, ovo
Azeite
Amendoim ou outras manteigas de nozes
Queijos de pasta mole como ricota ou mascarpone
Para economizar tempo, você ainda pode cozinhar alimentos em lotes maiores. Basta armazená-lo em recipientes individuais menores para que seja fácil de aquecer e servir.

3. Reduza a necessidade de utensílios
A frustração de não poder usar uma colher, garfo ou faca pode fazer com que alguns idosos não tenham vontade de comer.
Para ajudá-los a comer mais facilmente, experimente servir alimentos que podem ser consumidos sem utensílios ou experimente utensílios adaptáveis .
Algumas sugestões:
Tiras ou nuggets de frango
Palitos de peixe
Vegetais crus ou cozidos no vapor, como cenouras, brócolis, tiras de pimentão ou pedaços de pepino
Almôndegas

4. Tenha à mão muitos lanches fáceis de comer
Algumas pessoas podem preferir pastar durante o dia em vez de comer refeições completas. Tudo bem também.
Tenha muitos lanches saudáveis, deliciosos e fáceis de comer disponíveis para que eles escolham opções nutritivas.
Algumas sugestões:
Palitos de queijo ou queijo de corda
Iogurte integral
Frutas em cubos, frescas ou embaladas
Manteiga de amendoim e biscoitos
Queijo e bolachas
Queijo cottage gordo
Leite integral ou leite com chocolate

5. Faça milkshakes ou smoothies
Se mastigar for difícil ou cansativo, mesmo com pequenos pedaços de comida, considere servir alimentos mais macios ou mais líquidos.
Algumas sugestões:
Sopas nutritivas – enriquecidas com creme, azeite ou purê de carnes e vegetais
Smoothies saudáveis ​​- adicione bananas, frutas, iogurte integral ou vegetais como cenoura e espinafre
Cacau quente
Leite gordo
Milkshakes – sorvete de boa qualidade é melhor do que não comer nada!
Importante: Esta não é uma solução para pessoas com disfagia (problemas de deglutição).

6. Acompanhe o que funciona
Faça anotações para que você possa acompanhar os alimentos que seu adulto mais velho gosta, coisas de que ele não gosta e coisas que podem ser difíceis de comer ou de digestão.
Você também pode acompanhar em que horas do dia eles estão mais dispostos a comer ou quando têm mais apetite.
Manter o controle permite que você experimente mais coisas que estão funcionando e evite coisas que não estão.

fomte: https://dailycaring.com/6-ways-to-get-seniors-with-no-appetite-to-eat/ – Acesso em Janeiro de 2021

Exercícios Para os Olhos

Nossos olhos trabalham duro todos os dias. Com alguns exercícios simples, você pode relaxá-los e refrescar a sua visão.
A vida moderna exige demais de nossos olhos. Se você trabalha no computador, por exemplo, eles têm que se adaptar a diferentes contrastes e níveis de brilho até 30.000 vezes por dia. Os números para dirigir e praticar esportes são semelhantes. Não é de admirar que os nossos olhos sofram com isso, comecem a lacrimejar, coçar e ficar vermelhos. Tudo isso muitas vezes acompanhado de tensão no pescoço e dores de cabeça. Mas não precisa ser assim. Alguns simples exercícios de relaxamento para os olhos podem colocar você de volta na rota de uma visão sem incômodos.

No mundo de hoje, mais de um em cada dois trabalhadores realiza suas tarefas sentado em frente a uma tela de computador. Estudos científicos mostram que olhar constantemente para o monitor prejudica a visão. Discernir contrastes, diferenciar entre cores e alternar entre curta e longa distância torna-se cada vez mais difícil. O trabalho que exige a visão de perto constantemente pode até mesmo restringir o seu campo de visão.

Alguns exercícios de relaxamento do olho podem ajudar em muito. Eles não tomam muito de seu tempo, podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer momento, e também podem ajudar você a se concentrar melhor quando está trabalhando em seu computador. Por que não tentar? Aqui está um resumo das melhores maneiras de relaxar seus olhos:
Exercícios para relaxamento dos olhos
Use as palmas das mãos
Sente-se confortavelmente, descanse os braços sobre uma superfície plana, feche os olhos e coloque as palmas de suas mãos sobre os olhos. Ficará completamente escuro. Agora respire lenta e profundamente por um ou dois minutos. Depois de ter feito isso, lentamente tire as mãos e abra os olhos novamente.

Exercício das quatro direções
Sente-se confortavelmente em um banco e mantenha a cabeça reta. Em seguida, olhe o mais longe que pode em quatro direções, dois ou três segundos em cada uma: para cima, para baixo, esquerda e direita. Repita três vezes. Importante: mexa apenas os olhos, não a cabeça.

Massagem
Uma massagem suave é muito relaxante para os olhos. Usando as pontas dos polegares, massage a área abaixo do sobrancelhas – a partir da parte superior do nariz até a borda externa da pálpebra – em movimentos circulares.

Exercícios para relaxamento dos olhos
Sente-se com a coluna reta e estique um braço à frente do nariz, com o polegar apontando para cima. Agora escolha cinco objetos: a ponta do nariz, o braço estendido, o polegar e mais dois objetos na sala, que estejam mais distantes. Olhe para cada objeto, descansando o olhar sobre cada um deles por alguns instantes. Por fim, deixe seu olhar vagar sobre a ponta do nariz, o braço, o polegar e os dois objetos, olhando à distância para finalizar.

Exercício de acomodação
Mantenha o dedo indicador direito na altura dos olhos, à cerca de metade do comprimento de um braço do seu olho. Mantenha o dedo indicador esquerdo a cerca de 15 centímetros mais para trás. Em um ritmo constante, mude seu olhar de um dedo e para o outro. Faça isso por um minuto.

Fonte: Zeiss – Seeing Beyond (https://www.zeiss.com.br/vision-care/melhor-visao/saude-e-prevencao/exercicios-para-os-olhos.html?fbclid=IwAR32DpoSWvXlNfWRBxNrsr_RbYYbqfCodzt4U94JGoPgcsGPBeSIXi9YeUU)

Exercícios melhoram o equilíbrio na terceira (e em qualquer) idade

Levantamento mostrou que 25% dos idosos já tiveram uma queda; nunca é tarde para começar a se cuidar
Ser bípede não é fácil. Nossos ancestrais promoveram uma verdadeira revolução na estrutura do corpo para que pudéssemos usar as mãos enquanto caminhamos, corremos e pulamos. Essa mudança facilitou o emprego de ferramentas, mas necessitou refinar o equilíbrio. A vida sedentária e o envelhecimento acabam prejudicando essa característica que levou milhões de anos para ser alcançada.

Segundo o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil), 25% dos idosos relataram que já tiveram uma queda, sendo que a maior parte dos casos foi com mulheres acima dos 75 anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 28% e 35% das pessoas com mais de 65 anos sofrem uma queda a cada ano. Com mais de 70, esse número chega a 42%.
Cuide do equilíbrio agora
Como outras questões de saúde, os cuidados devem começar o quanto antes, mas nunca é tarde para começar. “Quanto mais idoso, maior o risco de queda”, explica Sebastião Gobbi, livre-docente e coordenador do Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento (Lafe). “Importante treinar o equilíbrio nessa população”.
“Tem que se manter ativo e treinar, fazendo parte da rotina. A falta de equilíbrio é um problema grave, com consequências graves”. Apenas em 2013, de acordo com dados do SUS, foram 93 mil internações por queda e 9.000 mortes em decorrência desses acidentes.
Segundo ele, o equilíbrio corporal deficitário traz ao menos dois grandes problemas. O primeiro, mais imediato, é a falta de eficácia para atingir um objetivo de movimento. O segundo é a segurança, pois o perigo aumenta proporcionalmente à falta de equilíbrio.
Gobbi também integrou projetos de atividades para pacientes com Alzheimer e Parkinson.
Como melhorar o equilíbrio
Para adultos saudáveis, a prática de esportes e trabalhos de flexibilidade, força e incremento cardiorrespiratório reduzem o risco de queda por exigir atenção e equilíbrio. Tai chi chuan e ioga são exercícios benéficos para todos.

A capacidade neuromotora depende de informações visuais, do aparelho vestibular – também chamado de órgão gravitoceptor — e do sistema somatossenssorial, que tem receptores na planta dos pés, por exemplo.
Por isso, fazer movimentos com os olhos fechados é importante. Executar giro, por ser uma mudança de direção, exige resposta do aparelho vestibular. Diferentes pisos, como cascalho ou colchonete, influenciam o somatossenssorial.
Quem deseja melhorar o equilíbrio, segundo Gobbi, pode começar com duas ou três sessões semanais, de 20 a 30 minutos de duração. Respeitando, é claro, o nível de dificuldade para cada indivíduo. Veja alguns exercícios:
Nível básico
• Elevação dos calcanhares;
• Apoio em um pé só — com olhos abertos, fechados e alternando as pernas;
• Andar com apoio só nos calcanhares — também com olhos abertos e fechados e alternando as pernas;
• Transferência de peso: com as pernas afastadas, levante uma das pernas e depois inverta;
• Andar com estreitamento da base: faça uma marca no chão, de 30 a 40 cm, e comece a andar, fechando essas linhas até que se encontrem. Também é possível andar sobre um círculo;
• Andar de frente cruzando as pernas e colocando um pé à frente do outro.

Fonte: Catraca Livre (https://catracalivre.com.br/equilibre-se/exercicios-melhoram-o-equilibrio-na-terceira-e-em-qualquer-idade/?fbclid=IwAR2nPyLKi_GUxpOlrKmtfha35i2ewP5v_X82YVsfvGcOKL1PvbgjjJfI2yY) Acesso em Maio/2020

Cuidadores e os cuidados com Idosos na Pandemia do COVID 19

Cuidadores e os cuidados com Idosos na Pandemia do COVID 19

Desde Dezembro de 2019 estamos passando por um momento de atenção com a descoberta de um vírus onde sua disseminação e contágio extremamente rápida causou uma pandemia; nomeado de Coronavírus (COVID-19), vem trazendo uma grande necessidade na mudança de hábitos e no cuidado de nós mesmos e do próximo.

O Coronavírus causa infecções respiratórias e o primeiro caso foi identificado na cidade Wuhan na China em Dezembro de 2019, os sintomas mais observados são febre, tosse e dificuldade para respirar, alteração no olfato e paladar (não sentir cheiro e gosto das coisas como comida por exemplo) sua transmissão pode ser pelo ar ou contato pessoal (espirros, tosse, saliva, superfícies e objetos contaminados, toque ou aperto de mãos), sua prevenção requer constantemente a higienização das mãos com água e sabão e na falta desses o uso de álcool em gel a 70%; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com lenço de papel e descartar no lixo (evitar de toca-los, dando atenção também a área dos olhos); desinfetar adequadamente objetos e superfícies de maior contato pessoal; permanecer em casa o máximo possível para evitar o contato social.

É relevante mencionar que os idosos por terem seu sistema imunológico mais fragilizado necessitam de cuidados especiais frente e essa pandemia e a relação entre familiares, cuidadores e idosos precisam ser elaboradas de forma a garantir a segurança e bem estar de todos os envolvidos.

Além dos cuidados acima citados o uso de máscaras faciais foi implementado, redobrou-se a atenção a higienização tanto dos cuidadores como do idoso, aspectos nutricionais e hidratação do idoso melhor observados e garantidos para manter o sistema imunológico sadio e acompanhar mais criteriosamente qualquer mudança comportamental e/ou fisiológica.

Aqui procuramos destacar pontos importantes desse cuidado ao idoso:
• Aumentar a limpeza de ambientes de uso comum do cuidador e do idoso;
• Higienizar as mãos principalmente após tossir ou espirrar;
• Uso de máscaras faciais que precisam ser lavadas diariamente;
• Higienizar com mais frequência celulares e objetos de uso individual;
• Procurar deixar a ventilação natural nos ambientes e usar o mínimo possível o ar condicionado;
• Evitar de falar na preparação das refeições principalmente no manuseio de alimentos crus e cozinhar bem carnes e ovos;
• Não compartilhar copos e talheres;
• Ficar atento a troca e lavagem de roupa principalmente se houver necessidade de sair de casa e a limpeza dos solados dos sapatos;
• Familiares e/ou cuidadores que usam sistema público de transporte, que ficam em aglomerações, de preferência antes de se aproximar do idoso, usar um avental, trocar de roupa ou ainda se for possível tomar um banho.
• Evitar ao máximo contato pessoal como apertos de mão, beijos e abraços;

Embora não haja orientações específicas para os cuidadores de idosos; o idoso esta mais sujeito à infecção simplesmente pela dificuldade e az vezes a incapacidade em seguir orientações simples. O cuidador, então, deve redobrar a atenção com sua própria higiene pessoal, e também com a da pessoa assistida.

Lissandra Levorin Romano
COREN 592660

Perda auditiva em idosos: como lidar com quem não quer ajuda?

A perda auditiva em idosos (presbiacusia) faz parte do processo de envelhecimento natural e pode ser causada por diversas doenças, como a hipertensão, o diabetes, entre outras. Em geral, essa condição provoca alterações comportamentais que impedem o paciente de perceber a necessidade de tratamento, gerando uma resistência.
Quando não tratada, a perda da audição pode progredir de forma irreversível. Nesse sentido, é fundamental ter paciência com o idoso e fazê-lo entender como a busca por ajuda profissional pode melhorar muito a sua qualidade de vida.
Essa diminuição da audição dificulta o processo de comunicação, podendo trazer isolamento (evita conversar, ir à festas e reuniões, assistir TV etc) e alguns riscos de morte (não ouve buzinas ou automóveis, telefone etc).

Portanto, devemos observar:
* Se há queixa de ouvir, mas não entender;
* Incômodo com sons intensos;
* Aumento freqüente do volume de TV e/ou rádio;
* Necessidade de repetir várias vezes a mesma informação;
* Isolamento, evitando participar de festas ou reuniões familiares, por exemplo.
O que fazer?
* Avaliação com médico Otorrinolaringologista, que, se necessário encaminhará o indivíduo para avaliação e acompanhamento fonoaudiológico;
* Quando estiver conversando com o idoso, sempre olhá-lo de frente;
* Repetir a informação de forma pausada e bem articulada (movimentando bem a boca ao falar);
* Evitar ruídos enquanto fala (TV e rádio ligados, por exemplo).
Devemos também estar atentos a alguns fatores que podem interferir na produção de fala:
* Temos de ter certeza de que o idoso compreendeu o que falamos;
* Procurar movimentar bem a boca no momento em que está falando, garantindo assim uma boa articulação da fala;
* Devemos evitar o pigarro que irrita as cordas vocais, piorando a qualidade da voz;
* Beber bastante água;
* Evitar mudanças bruscas de temperatura e uso de pastilhas, sprays, gargarejos e chás para irritação na garganta;
* Nos casos em que houver rouquidão persistente por mais de 15 dias, procurar pelo médico Otorrinolaringologista;
* Uso de cigarro e bebidas alcoólicas também prejudicam a qualidade da voz.

A perda auditiva em idosos pode causar transtornos na personalidade, provocando resistência para buscar o tratamento adequado. Entretanto, a adoção de atitudes como as dicas acima pode garantir uma melhor aceitação por parte do paciente e proporcionar mais qualidade de vida.

* Trechos do texto acima elaborado pela Fonoaudióloga Daniela Horikawa para o Manual dos Cuidadores – CRINorte.
Leia Mais: https://pt.calameo.com/read/001242420df6a39d53cb3?authid=6kwHNI2nvfio
Acesso em: Abril/2020.